Localizada no bairro Retiro, a Plaza San Martín é um espaço ao ar livre muito usado pelos porteños. Está localizada entre duas avenidas movimentadas de BA, a Santa Fe e a Del Libertador.
Emoldurada por belos prédios inspirados na arquitetura francesa e italiana a região é um forte exemplo da prosperidade que BA viveu entre o final do século 19 e inicio do século 20.
O primeiro edifício que me chamou a atenção foi o Círculo Militar com uma extravagante entrada que na foto abaixo da pra ter noção pelo tamanho do portão de entrada.
Inspirado no Château de Chantilly, na França, foi construído entre 1902 e 1914 como mansão da família Paz. Desde 1938 abriga o Círculo Militar e o Museu de Armas de la Nacíon.
Outro edifício muito suntuoso que circunda a Plaza é o Palacio de San Martín. Construído também para ser residencia da família Anchorena, na época uma das famílias mais abastadas da cidade, foi erguido entre 1905 e 1909 e é considerado um dos mais belos monumentos históricos do país. Foi comprado pelo Ministério do Exterior em 1936 onde serviu vários anos como escritórios.
Atualmente o Palácio é mais usado para cerimônias e eventos sociais. Abriga uma coleção de arte americana pré-colombiana e no jardim um pedaço do Muro de Berlim, presente do presidente alemão em 1999.
Agora mais ao sul da Plaza, encontro o Monumento a los Caídos en Malvinas.
O monumento inaugurado em 1990 em hora aos 649 soldados mortos na invasão das ilhas Malvinas em 1982, é composto de 25 placas de mármore preto grafado os nomes de soldados, marinheiros e aviadores argentinos que perderam a vida no conflito.
Atravessando a avenida del Libertador temos a Torre de los Ingleses que desce 1982 é chamada de Torre Monumental por razões que acho que nem preciso comentar...
Projetado em estilo inglês, e com material vindo da Inglaterra, foi erguida como parte das celebrações do centenário da Revolucíon de Mayo. Atualmente é um centro de informações turísticas.
Ao lado da Torre dos Ingleses está a Estación Retiro. Assim como nossa Estação da Luz, também foi construída pelos ingleses onde ficaram no poder até 1940 quando Perón nacionalizou todo os sistema ferroviário da argentina. Inaugurada em 1915 segue os moldes das principais estações europeias sendo considerada na época de sua inauguração como uma das maiores estações do mundo.
Um dos principais destinos turísticos que partem daqui é a linha para o delta do Tigre, mas isso é assunto para um novo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário